Insights e aprendizados do Web Summit
Na semana passada voltamos de uma das entregas mais inesquecíveis e especiais da história da Global Touch: nosso primeiro Innovation Experience internacional, que de quebra nos permitiu participar do Web Summit, um evento gigante e cheio de oportunidades para aprender sobre inovação!
Listamos alguns insights e aprendizados da nossa equipe durante essa experiência memorável para compartilhar, pensando em especial no potencial transformador da colaboração e das comunidades!
Foco e direcionamento
71.033 participantes, de 160 países, em mais de 20 mil metros quadrados de área de evento! Para nós, o Web Summit funciona como uma metáfora do que é o mundo corporativo e o ecossistema de inovação hoje: uma variedade imensurável de oportunidades!
Com mais de 1000 palestras, workshops e mesas-redondas e mais de DUAS MIL Startups, é preciso ter foco e saber que tipo de conexões se está buscando para conseguir tirar o melhor proveito do evento.
Nessa realidade de ‘FOMO’ e distrações, você sabe quais são as suas prioridades?
É preciso aprender de tudo um pouco; é valioso se conectar com pessoas e empresas de diversos setores; mas saber qual é o seu foco é indispensável!
A inovação é um processo
Investir em inovação é entender que os resultados e o impacto podem sim, ser vistos desde o começo, mas que as mudanças mais impactantes acontecem a longo prazo, com um trabalho constante e persistente!
Ouvimos a frase abaixo do criador da Wikipedia, que conta com uma comunidade mundial de pessoas que produzem conteúdo e informação gratuita, voluntariamente, com muita colaboração!
Jimmy ainda destacou a importância de focar em soluções que resolvam problemas reais e urgentes, mas levando em consideração que inovar é um processo constante, colaborativo, não uma solução pronta e imediata!
“Se você tenta solucionar todos os problemas desde o primeiro dia, você mata a inovação” – Jimmy Wales, Founder da Wikipedia
Reconhecer as conquistas
Quantas vezes na sua rotina você para pra pensar nas suas qualidades, no seu potencial, na grandeza daquilo que você já conquistou? E quantas vezes fica pensando nos seus erros, no que não conseguiu fazer, nas vezes em que sua performance não foi tão excelente quanto esperava?
A iniciativa #IamRemarkable da Google é uma forma de empoderar mulheres a celebrarem suas conquistas, tanto na vida quanto no ambiente de trabalho, mudando sua perspectiva sobre a ‘autopromoção’ e sua capacidade de falar sobre suas qualidades.
No workshop oferecido durante o Web Summit, ficamos muito impactadas pela forma como o projeto pode transformar a confiança e a performance das mulheres no mercado!
“A maioria de nós está acostumada em pensar sobre o que ainda temos que conquistar na vida, não sobre o quão longe já chegamos!” – Shirley Dloomy, Senior Legal Counsel – Google
Por uma internet melhor
Responsável pela curadoria de conteúdo da maior plataforma de ideias e talks do mundo, o TED, Chris Anderson defendeu que a internet pode ser um lugar melhor do que tem sido nos últimos anos (e nós concordamos com ele!).
Como? As empresas e pessoas responsáveis por construir as plataformas precisam estimular o lado bom do ser humano, aquele que responde à generosidade e colaboração.
Para resgatar a internet colaborativa e com potencial de mudar o mundo para melhor, precisamos de algoritmos e ideias que incentivem o lado do bem, da curiosidade, da esperança!
“Se não há colaboração, trabalho com foco num mesmo propósito, não é possível construir produtos em escala!” – Chris Anderson, Head e Curador do TED
– – –
Gostou dos insights e aprendizados que trouxemos na mala? Compartilhe esse texto com a sua comunidade!