Seus colaboradores de fato colaboram?
De acordo com o Fórum Econômico Mundial*, o futuro da competição é a colaboração. Logo, para ser competitivo, é preciso ser cada vez mais colaborativo.
Trazendo este tema para a realidade das organizações, recebemos frequentemente relatos de empresas que são internamente pouco colaborativas, nas quais os colaboradores têm dificuldade em trabalhar juntos e buscam somente benefício próprio ou da sua área ou setor.
Realmente, trabalhar o elemento da colaboração entre pessoas, setores (e até entre organizações) é algo bastante desafiador, mas é também, ao mesmo tempo, muito promissor em termos de benefícios e resultados.
Para trazer clareza sobre esse tema e para que você avalie se isso é algo que pode estar acontecendo na sua jornada, elencamos neste artigo alguns motivos pelos quais os colaboradores podem não estar colaborando entre si e com a própria organização.
Obstáculos mais comuns à colaboração:
Falta de tempo para conhecer o trabalho de outras áreas: Na rotina do dia a dia é muito difícil ter tempo para conhecer pessoas de áreas ou setores que não interagem diretamente entre si no seu fluxo de trabalho. É muito provável que os colaboradores conversem sempre com as mesmas pessoas todos os dias e com isso tenham um horizonte limitado de acesso e conhecimento a colaboradores de áreas completamente diferentes. Pela nossa experiência, esse é um comportamento muito comum e gera dificuldade no cultivo de comportamentos colaborativos dentro das organizações.
Dificuldade de conectar ideias e oportunidades para além do que é obrigatório ao trabalho de cada um: É comum as pessoas se restringirem ao que está determinado no seu escopo de trabalho e o fato de não receberem estímulos para conhecer outras áreas e entregas completamente diferentes da sua, acaba dificultando a conexão de ideias e oportunidades não óbvias, que podem abrir novas possibilidades tanto para os próprios colaboradores, quanto para a organização. Já vivenciamos inclusive algumas situações onde o silo organizacional era tão grande, que projetos muito similares estavam sendo desenvolvidos ao mesmo tempo por áreas diferentes da empresa, gerando desperdício de recursos e tempo.
Ausência de um ambiente de confiança: Quando os líderes não demonstram confiança em seus colaboradores, isso pode ser um fator que inibe a colaboração. Se eles não se sentem confiantes para expor suas ideias e opiniões, podem deixar de compartilhar ideias, experiências e conhecimentos, os quais poderiam se transformar em insights interessantes para a organização. Já tendo atuado em diferentes organizações, tivemos a chance de perceber claramente a diferença que um ambiente interno favorável ao desenvolvimento da confiança traz, tanto para o negócio, quanto para os colaboradores.
Falta de um método para construir o senso de colaboração: Sem metodologia e ferramentas adequadas, pode ser muito difícil despertar o poder da colaboração dentro de uma organização, especialmente se o time trabalhar remotamente ou em diferentes locais. Sem um caminho claro a ser seguido, com método, ferramentas e métricas apropriadas, a tendência é que as pessoas sigam o padrão de comportamento contrário ao nome que recebem quando se juntam a uma organização: COLABORADORES.
Caminhos possíveis para mudar o jogo: Para que a colaboração floresça e gere resultados para os colaboradores e para a organização, existem caminhos possíveis que passam, claro, por solucionar os obstáculos identificados anteriormente.
O primeiro passo é a decisão da liderança sobre a necessidade da mudança para então, a partir disso, tomar atitudes que estejam alinhadas com essa decisão. Nesta trilha da mudança, faz sentido ainda envolver pessoas estratégicas que poderão contribuir (e muito) para a modificação da cultura e do modo de pensar dentro da organização.
Como o próprio artigo do Fórum Econômico Mundial nos instiga:
“We need to reconsider how we operate. Competition has long been the default mode for companies across industries — indeed, an element of competition will always be necessary to drive growth. But the time has come to recognise that collaborative models may outperform purely competitive ones. Understanding when and how to integrate these seemingly opposing approaches may just be the key to success in a complex, fast changing world.” WEF, 2023
“Precisamos reconsiderar como operamos. A competição tem sido o modo padrão para empresas de todos os setores – na verdade, um elemento de competição sempre será necessário para impulsionar o crescimento. Mas chegou a hora de reconhecer que os modelos colaborativos podem superar os puramente competitivos. Entender quando e como integrar essas abordagens aparentemente opostas pode ser a chave para o sucesso em um mundo complexo e em rápida mudança.” WEF, 2023
Reconheceu a sua organização em algum desses obstáculos? Quer trocar experiências com outras organizações que já passaram por isso?
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Referência:
*https://www.weforum.org/agenda/2023/01/competition-vs-collaboration-ey-innovation-wef23/