Como a metodologia 4Cs influenciou a construção da Comunidade Verda
A Global Touch, que tem como propósito transformar a maneira como as pessoas e as organizações colaboram, ajuda diversas Comunidades, que ganham uma nova dimensão quando se utiliza o método dos 4C’s, que consiste em etapas que seguidas tornam o processo mais seguro e assertivo de qualquer rede ou Comunidade.
CONHECER, CONECTAR, CONFIAR E COLABORAR (os 4C’s) não são apenas passos isolados, mas elos interconectados em uma jornada contínua de fortalecimento e crescimento. O investimento dedicado a esses pilares não apenas moldam uma Comunidade robusta, mas também a prepara para enfrentar desafios com resiliência.
Ao abraçar essa abordagem, as empresas transcendem o simples ato de conquistar clientes ou colaboradores, construindo uma Comunidade genuinamente engajada e leal. Essa Comunidade não apenas se adapta às mudanças, mas contribui ativamente para a evolução da empresa. A criação de Comunidades sólidas não é uma meta estática, mas uma jornada constante de aprendizado e aprimoramento.
Os 4C’s funcionam como a bússola confiável que guia essa jornada, proporcionando direção e orientação para a gestão eficaz da Comunidade. Ao final, percebemos que não se trata apenas de seguir uma metodologia, mas de cultivar uma cultura que valoriza a conexão, a confiança e a colaboração. Na busca pelo sucesso na gestão de Comunidades, os 4C’s não são apenas uma ferramenta; são a essência que impulsiona a Comunidade e a empresa rumo a um futuro de prosperidade e desenvolvimento conjunto.
Como exemplo da aplicação do método, é podemos trazer o contexto da Comunidade Verda, que é um laboratório global de inovação social para o impacto positivo. Na Verda, as pessoas acreditam firmemente na existência de uma fórmula secreta para o sucesso, algo que vai além das estratégias convencionais. A habilidade única em conquistar verdadeiros admiradores não é por acaso; é um fenômeno que se manifesta organicamente. É frequente o recebimento de mensagens inesperadas de pessoas ansiosas para se juntar à Verda, seja em busca de oportunidades de trabalho ou de voluntariado, o que, de certa forma, reflete a autenticidade da Comunidade. Fruto de uma cultura organizacional rica, energia pulsante, diversidade de públicos e projetos, somado ao carisma de Pedrinho e à competência de Lud (sócios da Verda), a empresa se destaca como um espaço dinâmico e inovador. Vivenciar cada dia dentro da Verda é romper com a monotonia, enfrentar desafios únicos, e apreciar a constante evolução da nossa Comunidade.
Desde o início, é visível a fórmula secreta em ação, especialmente durante um descontraído happy hour. Contrariando as regras corporativas, Pedrinho e Lud compartilharam visões inspiradoras sobre os negócios de impacto, revelando que a base da Verda é a verdade. Na Comunidade, o trabalho transcende tarefas diárias; é sobre pessoas, sonhos, colaboração, vidas, negócios e impacto real. Lud e Pedrinho personificam essa verdade, a Verda é um lugar onde propósitos de vida alinhados geram soluções autênticas para pessoas reais. Independentemente do desafio, a Verda permanece firme, com a essência guiando em um trabalho transparente, competente, potente e verdadeiramente único.
Como é possível perceber, diante de um cenário corporativo saturado, a Verda se destaca como uma empresa que consegue despertar e cultivar o senso de pertencimento e colaboração em sua Comunidade, ao aplicar a metodologia dos 4C’s desde a jornada de construção até a sua operação, enraizando ela durante os seus processos e cultura afim de estimular e engajar seus membros.