Descubra o poder de transformar sua empresa numa comunidade!
Falhas de comunicação entre times; estruturas rígidas que não favorecem feedback e aprendizado; dificuldade em fazer com que as pessoas colaborem para entregar resultados. Alguma dessas questões parece familiar pra você?
Esses são apenas alguns dos problemas gerados por ambientes que não favorecem a colaboração entre pessoas e equipes. Por isso, nosso grande desafio na Global Touch tem sido exatamente esse desde o início: transformar a maneira como pessoas e empresas colaboram, impactando positivamente na performance e resultados!
Além do claro impacto nos resultados da organização, investir em estratégias de colaboração contribui para nutrir times mais motivados e colaboradores mais satisfeitos, o que, além de elevar a empresa no quesito employer branding, também atrai mais talentos interessados em levar seu potencial para organizações que estejam interessadas em investir num ambiente de troca e incentivo à criatividade.
Mas, na prática, como criar um contexto que nutre a colaboração? Como transformar uma empresa em uma comunidade criativa e colaborativa?
Os três pilares de uma comunidade
Gerir o conjunto de colaboradores de uma empresa como uma comunidade vai além de entender as pessoas como parte de um grupo que compartilha as mesmas práticas e costumes. É preciso criar, ativamente, um ambiente que facilite e incentive a colaboração, e, para isso, contamos com três pilares essenciais: identidade, experiência e estrutura!
Identidade
Para atuarem como comunidades unidas e coesas, é preciso que as organizações tenham clareza a respeito de quem elas são, porque existem e o que representam. A identidade envolve questões como propósito, valores, definição de sucesso e branding.
Experiência
Este é um pilar que fala muito sobre gerar valor. Quais são as atividades concretas que auxiliarão a comunidade a transmitir a identidade para o mundo? Que ações podem auxiliar no desafio de criar valor para os membros e gerar a sensação de pertencimento? Rituais, tradições, acordos e definição de papéis são alguns dos tópicos relevantes no caminho de construção de uma comunidade.
Estrutura
Um dos maiores desafios na manutenção de uma comunidade é manter o engajamento a longo prazo. Para atingir esse objetivo, questões como organização, governança e gestão da informação precisam ser estruturadas de forma a criar as condições necessárias para que todos os membros sintam-se representados e amparados.
Como transformar minha organização em uma comunidade de valor com identidade, experiência e estrutura?
Se você enxerga valor nesse tópico – que, para nós, é precioso e de extrema relevância para negócios de todos os setores – que tal começar a trazer conhecimento sobre gestão de comunidades e inovação para a sua empresa?
Em parceria com a @Sintetizo, estamos lançando um curso de formação de LÍDERES DE COMUNIDADES, profissionais que serão capacitados para contribuir na implantação e gestão dos pilares apresentados no texto. Ter um líder de comunidade é mostrar que a organização se preocupa em ter colaboradores engajados, que pensam criativamente, autônomos e ao mesmo tempo aptos a colaborar para encontrar soluções e alcançar melhores resultados.
Confira mais detalhes sobre o curso e transforme sua empresa numa comunidade 🙂
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