< Blog

GT no Podcast Jeito Yooga: as vantagens de se empreender em comunidade

  • 09/27/2022
  • Publicado por Global Touch

Comunidade é propósito compartilhado. Essa é uma frase que repetimos bastante aqui na Global Touch, seja em entregas para os clientes ou mesmo em momentos com a nossa equipe de touchers. Já falamos sobre isso no texto O que é comunidade e destrinchamos o caminho para chegar lá com os  pilares da comunidade.

Também já demos exemplos sobre os diversos tipos de comunidade que existem por aí: desde comunidades de empresas, hubs, instituições de ensino e até comunidades voltadas para o lazer da vida cotidiana, como torcidas organizadas, fã clubes e associações de moradores.

Hoje, com a ajuda dos colegas da Yooga, vamos falar sobre um tipo de comunidade em particular que envolve uma questão bem desafiadora: a concorrência.

A Yooga é uma startup que oferece uma plataforma incrível de gestão para bares e restaurantes. Com as soluções da Yooga, que vão desde o gerenciamento total da operação e das demandas fiscais do estabelecimento até um delivery próprio, os empreendedores do setor alimentício conseguem controlar, de forma mais fácil, rápida e eficiente, suas vendas, clientes, estoque e muito mais!

Na busca de oferecer um serviço cada vez mais completo, a startup começou a investir em comunidade. Nasceu a Yooga EDU: um espaço de educação, treinamento e interação entre os empreendedores que utilizam a plataforma. “Empreender em comunidade é muito mais fácil; é isso que a gente tem apostado, para poder mostrar aos estabelecimentos que são nossos clientes que eles são muito mais fortes quando estão juntos”, aponta o CEO e founder da Yooga, Vinícius Melo.

Propósito da Yooga EDU: auxiliar na construção de negócios cada vez mais duradouros, financeiramente sustentáveis e que tragam a melhor experiência para os seus clientes.

O jeito Yooga de crescer junto: menos concorrência e mais comunidade!

Não é de hoje que a realidade mais conhecida do mercado é a da ‘escassez’, em que empresas, organizações e pessoas que estão no mesmo ramo de atuação ou que possuem produtos e serviços semelhantes precisam atuar sempre em sigilo, em concorrência extrema, guardando em segredo seus conhecimentos e experiências. 

Quando falamos em comunidade, surge um outro cenário – o da ABUNDÂNCIA – no qual se entende que há espaço no mercado para que todos possam encontrar um caminho para crescer, vender mais e conquistar cada vez mais espaço, e mais: que a colaboração entre pares pode impulsionar o sucesso e os resultados!

No caso da Yooga, o grande desafio é educar os empreendedores de bares, lanchonetes e restaurantes a entenderem que a colaboração entre concorrentes pode trazer resultados positivos. “O propósito da comunidade Yooga EDU é a evolução dos restaurantes, dos estabelecimentos, independente do seu nível. Trazer essa noção de pertencimento, de que juntos somos mais fortes e de que empreender em comunidade é melhor”, aponta o líder da comunidade, Bernardo Brandão.

De primeira, pode parecer estranho para o empreendedor abrir uma solução, uma estratégia adotada no seu negócio para outras empresas. Mas, ao perceber que o compartilhamento de sucessos e fracassos pode contribuir para solucionar problemas e até lucrar mais, os membros da comunidade percebem que agir na mentalidade da abundância é mais produtivo a longo prazo!

Nas palavras da COO da Global Touch, Carol Ferreguete: “A gente sempre fala que está todo mundo no mesmo mar. Se a maré está baixa, fica difícil pra todo mundo. Pra quem está de canoinha ou de cruzeiro. Se a maré subir, fica bom pra todo mundo. Precisamos mudar esse pensamento de escassez que temos, para o pensamento da abundância. Por que não compartilhar o caminho das pedras? O que faz a diferença mesmo é o que será feito com a informação”.

Ficou interessado no assunto? Confira abaixo o podcast na íntegra, aprenda mais sobre comunidade e conte pra gente o que achou desse papo incrível 🙂

> Clique para ouvir no Spotify
> Clique para assistir no Youtube

Quer receber as novidades da GT
na sua caixa de entrada?